segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Neste primeiro tema de 2010 gostaria de deixar para debate algo sobre o futuro.
Muitas vezes ouvi um amigo dizer que a campanha eleitoral começa no dia a seguir às eleições. Nesse sentido creio que começa a ser altura de pensar no que virá a seguir.
As eleições autárquicas de Outubro de 2009 mostraram uma realidade indesmentível: o PSD aprendeu com os erros do passado e cimentou a sua força local. Na verdade, penso que a maioria alcançada em 2009 não pode ser dissociada da estratégia que conseguiu o poder em 2005. Nessa altura, em 2005, poucos acreditariam na vitória. No entanto, a estratégia adoptada, que tinha como referência fundamental a existência de um candidato em quem o povo confiasse, um candidato que para além de ser popular tivesse obra feita, resultou em pleno. Em 2009 assistimos, penso, à continuação da estratégia de 2005, agora com trabalho autárquico para mostrar e uma aposta cuidada nos candidatos às juntas de freguesia.
Agora segue-se 2013. E em 2013 qual será a estratégia? Assumido que está, em campanha eleitoral, pelo Presidente Manuel Baptista que este será o seu último mandato nessa qualidade, qual será a estratégia do PSD para o futuro? O que pensam os militantes e simpatizantes social-democratas sobre este assunto?

E em relação ao PS, será que a aposta no Dr. António Lourenço, pese embora as muitas vozes discordantes, é para continuar? Porque apesar da derrota nas urnas, foi a maior votação obtida pelo PS em eleições onde foi derrotado e isso é um capital político a não desprezar. Também não se podem esquecer as derrotas em freguesias importantes e consideradas bastiões socialistas, o que denota falta de cuidado na preparação do acto eleitoral. Já para não falar na “falta de comparência” em Santo Emilião... O que pensam os militantes e simpatizantes socialistas sobre isto?
E o que pensam os povoenses, independentemente de cores políticas sobre os assuntos expostos? Sim, porque 2013 é já ali…

11 comentários:

  1. Relativamente ao assunto que é posto para comentar, acho ainda não é tarde para começar a tratar do assunto, até porque quem vai ter que tratar deste processo já não será a comissão política que está em funções. Isto em relação ao PSD que é o que me interessa. Antes das legislativas ainda haverá eleições para opartido e nessa altura começarão a ver-se as tendências.
    Quanto ao PS acho que fazem muito bem deixar tudo como está, até a confusão instalada. É o melhor caminho para continuar a perder eleições.

    ResponderEliminar
  2. Humberto Carneiro, candidato natural6 de janeiro de 2010 às 09:50

    Continue-se a apoiar-se o trabalho empenhado do Presidente Manuel Baptista. Humberto Carneiro, um natural sucessor, merecerá o mesmo apoio no tempo devido e no local próprio: o plenário de militantes. Um apoio tranquilo, pensado e em unidade. Que dará confiança a todos os simpatizantes. Como aconteceu com o companheiro Manuel Baptista.

    A escolha natural da nossa liderança em 2013, deverá ser responsabilidade da próxima Comissão Política. Defendo uma clara aposta numa continuidade ganhadora. Havendo disponibilidade do próprio, Armando Fernandes deve manter-se à frente da Comissão Política.

    Com duas ressalvas. Uma estrutura que deve ser mais "equipa" e menos "individualidades". Se a Comissão Política tem ganho em mais proximidade com Câmara e Juntas de Freguesia, deve evitar estar apagada "na sombra" do Poder. As coisas melhoraram, mas podem melhorar mais.

    Uma segunda ressalva, para dois factos que se cruzam: a minoria nas Presidências de Junta desde 1989 e as ainda dificuldades de implantação natural no eleitorado povoense. Há que discutir e perceber as razões dessa situação. Os candidatos do PSD em 2013 só terão a ganhar.

    ResponderEliminar
  3. Com todo o respeito por quem pensa diferente de mim, gostaria de dizer que hoje tenho dúvidas sobre se o Dr. Humberto é mesmo o melhor candidato. Em 1997 apoiei-o, fui até candidato. Hoje não o seria. O estilo dele, demasiado autoritário e superior, não me parece que seja bom para angariar votos. O melhor seria mesmo o presidente Batista fazer o terceiro mandato e preparar alguém para 2017.

    ResponderEliminar
  4. O Futuro é o forum povoense!
    "ESTAMOS A CONSTRUIR O FUTURO"

    ResponderEliminar
  5. Relativamente ao futuro confesso que à coisas que não me estão a agradar. Principalmente o que tenho ouvido acerca de divisões dentro do PSD. Parece que á militantes importantes que se estão a afastar um bocado e isso não é bom. Até ouvi comentários dizendo que vai haver um plenário no mês que vem e que as ausências vão ser o mais importante. É necessário ler estes sinais.

    ResponderEliminar
  6. MAIS UM PARA A COLEÇÃO12 de janeiro de 2010 às 19:39

    http://www.domontedopilar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Pela minha parte acho que o futuro da nossa terra deveria ser mais bem pensado e, porque não, partilhado. Continuo a defender a necessidade da existência de um conselho consultivo de opinião (era uma promessa do executivo anterior, lembram-se?) para ponderar, numa reunião trimestral ou mesmo semestral, as ideias para o concelho. Porque quanto mais pessoas debaterem este assunto, menos erros, acredito, ocorrerão. Neste mesmo sentido, tenho dúvidas que a construção do chamado Fórum Municipal seja, para já, uma necessidade. Significará, necessáriamente, mais endividamento para as pobres finanças municipais. Será que nos poderemos dar a esses luxos? Tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  8. Podemo-nos dar a esse luxo e a outros
    Vejamos e observemos tudo o que se passa a nivel financeiro neste "pobre"concelho

    ResponderEliminar
  9. 12 % de Desemprego (AIMinho)16 de janeiro de 2010 às 12:01

    A notícia do dia está aí. Cruel. A AIMinho teme 12 % de Desemprego no distrito. A Póvoa de Lanhoso não foge a este cenário e um colapso do seu sector têxtil com 1800 trabalhadores, pode atirar a nossa percentagem de desemprego para valores superiores a 20 %...

    ResponderEliminar
  10. Não tive oportunidade de ver no local, mas li no JN de hoje que a Câmara Municipal tinha lá um presépio com umas imagens, no mínimo, bizarras. A foto do jornal não deixa dúvidas e prova que, de facto, só por muito mau gosto se podia deixar colocar aquilo. De certeza que é obra do Centro de Creativadade mas, caros amigos, nem tudo o que o Centro de Creatividade faz é bem feito. Tem, pelo menos, que ser visto e autorizado. Será que ningém viu? Grande palhaçada...

    ResponderEliminar
  11. ajude2013.blogspot.com - VISITE VALE A PENA

    ResponderEliminar